
Saúde e bem-estar



Práticas Integrativas no ambiente corporativo
As Práticas Integrativas e Complementares são inúmeras técnicas que visam tratar níveis de estresse, ansiedade e queixas de dor osteomusculares. O SUS disponibiliza mais de 30 terapias integrativas nas Unidades Básicas de Saúde, como atividade complementar ao tratamento medicamentoso.
No ambiente de trabalho, essas práticas tem sido amplamente implantadas com o objetivo de fornecer ferramentas de bem-estar aos colaboradores, reduzir os níveis de estresse, melhorar as queixas de dor e tornar o ambiente mais acolhedor.
Para as empresas, esse tipo de ação tem com objetivo reduzir a sinistralidade do plano de saúde, reduzindo a frequência de utilização. Diminuir a quantidade de afastamentos resultando em aumento da produtividade.
Quer saber como oferecer esse tipo de terapia na sua empresa? Entre em contato e fale com nossos especialistas.


Ergonomia
A palavra ergonomia significa “a ciência do trabalho” deriva do grego ergon (trabalho) e nomos (leis), sendo assim na ergonomia estuda-se as várias formas como o ambiente de trabalho (suas relações e mobiliários interferem de forma direta e indireta as relações de trabalho).
A Ergonomia, pode ser didaticamente dividida em:
Ergonomia Cognitiva: impacto direto na memória, raciocínio, comunicação, trabalho em equipe
Ergonomia física: está diretamente relacionado ao impacto anatômico e fisiológico, antropométrico e biomecânico
Ergonomia Organizacional: é o impacto que o ambiente interno e externo apresenta nas atividades ocupacionais.
O Ministério do Trabalho dispõe a NR17que regulamentas alguns parâmetros como conforto térmico, mobiliários, movimentação manual de cargas e periodicidades de avaliações e adaptações que as empresas devem realizar para manter o ambiente de trabalho salutar. Neste sentido, tem-se a obrigatoriedade de criação da AEP, AET e a prática de ginástica laboral.
.
Quer saber como anda a ergonomia da sua empresa? Procura implantar programde Ginástica Laboral, treinamentos de ergonomia ou orientações posturais? Entre em contato e fale com nossos especialistas.

Programas de vacinação

Vacinar os colaboradores pode ser uma ferramenta importante no que di respeito a redução de afastamentos por doenças infecciosas, proteção do ambiente e principalmente economia.
Colaboradores que realizam viagens frequentes (nacionais e internacionais) devem manter o calendário vacinal do adulto em dia, para evitar o risco de contaminação por doenças evitáveis, como por exemplo: Hepatite A, tétato, sarampo, caxumba e rubéola. Ainda realizações aplicação de vacinas sazonais (gripe e degue) no local de trabalho, garantindo maior adesão por parte dos colaboradores.
Quer imunizar seus colaboradores, reduzir o absenteísmo e manter o ambiente seguro, entre em contato com nossos especialistas!

Gestão de Afastados e Absenteísmo

Nós acompanhamos os colaboradores afastados pelo INSS com o objetivo de reduzir a chance do colaborador entrar no limbo previdenciário, garantir o prazo de contestação de benefício (acidentário), reduzindo estabilidades indevidas; realizamos adaptação do ambiente para garantir um retorno humanizado.
Já no absenteísmo agimos sempre que possível, de forma preventivamente antes do afastamento previdenciário. Acompanhamos os hiperatestadistas, através de teleconsultas de enfermagem ou médicas (especialistas)
Você tem recebido muitos atestados? Não consegue acompanhar os colaboradores afastados pela previdência? Nós podemos te ajudar. Fale com um de nossos especialistas.

Gestão de Doenças Crônicas

As Doenças Crônicas Não Infecciosas estão atingindo cada vez mais a população jovem adulta. Estima-se que as principais causas estão relacionados ao estilo de vida e hábitos alimentares. Essas doenças, em sua grande maioria podem ser evitadas ou estabilizadas, com mudanças dos hábitos de vida (alimentação saudável e prática de atividade física). Uma vez instala a patologia, é importante que o paciente siga as orientações para não agravar a doença ou acarretar em outras doenças correlacioandas.
As empresas podem implantar programas para ajudar os colaboradores a manter as doenças controladas e agirem preventivamente para que a população não adoeça.
Algumas ações simples podem ter impacto significativo no controle e estabilidade das doenças crônicas: controle da pressão arterial, controle de glicemia, manutenção do IMC, alimentação saudável, hidratação e prática de atividade física.
A prevenção é o segredo para a redução de custos com planos de saúde e afastamentos.
Vamos falar sobre gestão de crônicos? Fale agora mesmo um de nossos especialistas.
